As quatro etapas da crise

Em qualquer crise que o ser humano passa, ele leva uma carga emocional e a intensidade dessa carga é proporcional à importância que damos.
Nós temos a tendência a nos adaptar a situações, mas para isso parece que temos que apanhar bastante para aprender a não darmos tanta importância às coisas.
Nestas crises, todos nós, seres humanos, passamos por quatro etapas: e o tempo que passamos em cada uma delas depende de nosso poder de reação (atitude), são elas:

NEGAÇÃO
Fingimos que não está acontecendo, ignoramos o que é claro para qualquer pessoa que vê de fora;
REVOLTA
A pessoa se conscientiza do fato e se revolta com a situação, com  os outros e o pior, consigo mesmo, se culpando pelo fato, e aí, vem a:
DEPRESSÃO
Onde a pessoa se sente derrotada, infeliz, culpada e impotente;
CONCILIAÇÃO
É a fase de absorção de tudo o que está acontecendo; é a aceitação do fato e a reação  com atitudes, que possa mudar o quadro, principalmente criando maneiras de não se afetar tanto com as fases anteriores.

Cabe a você se perceber os ‘porquês’, eu, você ou qualquer outra pessoa passa por isso, mas só nós mesmos temos o poder de passar por essas fases, com maior ou menor rapidez.
Não adianta fazer de conta que não está acontecendo, nem se revoltar ou se deprimir; por que precisamos é reagir e para isto o caminho é claro: descobrir a causa para cessar o efeito.
Mas isso não acontecerá só uma vez, acontecerá sempre, basta cada um de nós aceitar ajuda para abrirmos os olhos, se não conseguirmos fazê-lo sozinho, nos revoltar sim,  mas por pouco tempo, talvez dando uns socos em um saco de areia, se deprimir, não mais que alguns instantes e procurar sempre o melhor caminho com atitudes.
Lembrando que fazer o certo é sempre o melhor caminho e nesse mundo ‘tão errado’ que vivemos, estranharão nossas atitudes, lembre-se que o corajoso é quem não trai o seus princípios.

“Sinto e reconheço a minha fraqueza; mas a minha fé em Deus e em sua força e seu amor, é inabalável. Eu sou como um pouco de argila na mão do Oleiro” Mahatma Gandhi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s